Osteotomias

Cirurgia

A Osteotomia do Joelho, especificamente do osso da tíbia, se trata de um procedimento cirúrgico que pode ser recomendado caso o paciente apresente artrose de um, e apenas um, dos compartimentos do joelho. O termo “osteotomia” se refere ao corte do osso para uma correção do eixo do membro inferior, no caso do joelho, para alteração da área de pressão dentro do joelho. Pode ser feita para outras patologias, como pós re-lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) em joelhos varos, como procedimento de “prevenção” para novas lesões, etc.

Para que fique mais claro e elucidativo, repare nas figuras abaixo. Observe que o joelho apresenta dois compartimentos, um ao lado de fora da perna e outro ao lado de dentro.

Qual a origem dessa doença?

Acredita-se que a patologia, no caso a artrose de um dos compartimentos de carga do joelho, aconteça por uma pressão aumentada deste compartimento afetado. Existem algumas causas que explicam a evolução desta artrose. Cito algumas:

– Alteração do eixo da perna por causa genética ou por fraturas prévias;
– Mesniscectomia prévia, ou seja, quando se retira uma grande parte do menisco que protege o contato entre os ossos (a pressão no compartimento onde o menisco foi retirado é aumentada e causa evolução rápida da Artrose);
– Excesso de sobrepeso, alteração/fraqueza muscular;

Como ocorre a evolução desta doença?

À medida que a Artrose evolui, a alteração do eixo do joelho pode aumentar cada vez mais, podendo comprometer todo o joelho. Normalmente, o paciente refere dores na região afetada pela Artrose, seja do lado de dentro ou de fora do joelho.

Como é feita a cirurgia?

cirurgia-osteotomia-6.jpg

Trata-se de uma retirada ou colocação de cunha na região do osso da tíbia ou fêmur para correção do eixo da perna e, consequente, diminuição da pressão aumentada sobre o compartimento com artrite/artrose.

Quando se deve operar?

A cirurgia só deve ser indicada quando existe a certeza de que realmente há uma artrose e que a alteração do eixo do membro inferior irá melhorar os sintomas.
Raramente esse tipo de cirurgia é indicada. Trata-se se uma cirurgia de grande porte e, como todas as cirurgias, envolve riscos. Por isso, seu médico ortopedista deve lançar mão de todo o tipo de arsenal terapêutico, do menos invasivo ao mais invasivo, deixando esse tipo de cirurgia como última alternativa de tratamento.

Dr. Marcelo Tostes – Osteotomia da Tíbia