Traumas Esportivos

A promoção da saúde através de atividades física é de suma importância para a sociedade atual, sobretudo no que tange a qualidade de vida.
Porém a prática esportiva competitiva ou recreativa expõe os praticantes a acidentes relacionados ao próprio esporte.
Quando consideramos a prática de esporte profissional identificamos uma série de medidas que auxiliam na prevenção de lesões e acidentes, a própria técnica e prática constante são capazes de diminuir os riscos inerentes ao esporte.
No entanto, no nível amador geralmente não existe orientação técnica, para indicar ao praticante a forma correta dos movimentos. E a freqüência reduzida ou esporádica pré-dispõe o atleta amador a riscos maiores de lesões.

Os 5 esportes que mais causam lesões no joelho - Anastesiologista ...

Lesão no Joelho

A prática de esportes é muito saudável e importante, porém o praticante está exposto a lesões que podem interferir significativamente em suas funções diárias.

Fatores potenciais de risco a lesões:

• Falta de condicionamento físico
  • Sobrepeso
  • Local inadequado para pratica de esporte
  • Equipamento inadequado
  • Orientação técnica
  • Falta de conhecimento técnico

Por isso é muito importante um acompanhamento profissional para que o atleta tenha maior segurança na prática esportiva. Dentro deste universo temos uma articulação em especial que sofre a maior parte dos traumas: o joelho, considerado a maior articulação do corpo humano o joelho é responsável por diversos movimentos importantes e está constantemente sobre pressão.

Cirurgia no joelho: as principais lesões causadas pelo esporte

Tipos de trauma esportivo do joelho:

• Lesão no ligamento cruzado anterior
  • Lesão no ligamento interno
  • Lesão no ligamento cruzado posterior
  • Lesão nos meniscos
  • Instabilidade patelar

Cirurgia do joelho

Muitas lesões tem como recurso mais eficiente a cirurgia minimamente invasiva. A cirurgia do joelho teve considerável avanço nos últimos anos e a artroscopia (cirurgia com vídeo) possibilita resultados excelentes, pois atua com tecnologia de vídeo microscópico para tratar a lesão com maior precisão e menor impacto.

A cirurgia do joelho requer apenas micro incisões para a entrada dos equipamentos, as incisões são muito pequenas e com isso a recuperação do paciente mais rápida e tranquila.